quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Papa


Generalidades
Quando o homem deixou de ser nômade e se tornaram sedentários, tiveram que mudar seu estilo de vida e acrescentar ao seu trabalho de caça e pesca, coleta. O tempo que fez novos costumes derivados na agricultura, que começou o processo de domesticação de várias plantas, entre as quais a batata ou "papa".

História

Os primeiros vestígios de batata tem mais de 8.000 anos e foram encontrados durante uma escavação perto da localidade de Chilca, ao sul de Lima, no ano de 1976.

Desde aquela época, e ao longo dos séculos, a história da batata tem sido relacionado ao desenvolvimento de variedades adaptadas às diferentes condições ambientais e de renda, com êxito, em quase todos os países do mundo.

Fazendo um pouco de recordação da memória que, devido à conquista espanhola do império Inca a batata foi introduzida na Península Ibérica até 1550 e de lá para o resto da Europa em 1750, tornando-se um alimento de grande importância. No entanto, havia países como Rússia, Itália e França, onde o papa foi muito desgastado e mesmo desprezado, porque para eles era quase "irracionais" para consumir um produto que cresceu no subsolo. No entanto, foi o francês Antoine Parmentier, que sobrevive a três anos como prisioneiro de guerra comer batata, a pessoa que sugeriu ao rei Louis XVI incentivou o cultivo do tubérculo, que se expandiu o cultivo desta planta em toda a Europa e como na Ásia e na África.

Hoje, a batata é uma das contribuições mais importantes da região andina (e especialmente do Perú) do mundo inteiro, sendo uma das culturas alimentares mais amplamente consumido e apreciado, e porque assim colaborar com o fortalecimento segurança alimentar de toda a humanidade.
    
O Perú  e a batata
  
O Perú é o país com a maior diversidade de batatas no mundo, com 8 2,301 Caseiro espécies nativas de mais de 4.000 variedades que existem na América Latina. Além disso,  tem 91 das 200 espécies que crescem selvagens na maioria do nosso continente (e, geralmente, não são comestíveis).

O Centro Internacional da Batata (CIP) é a instituição responsável pela conservação científico da batata, enquanto que com outros tubérculos e algumas raízes. O seu trabalho começou em 1,971 e visa reduzir pobreza, aumentar a sustentabilidade ambiental e ajudar a garantir a segurança de alimentos nas áreas mais pobres e marginalizados.

Portanto, para atingir os seus objetivos, a CIP desenvolveu três métodos de conservação in situ da tuberosidade:
1) Através de plantio no campo 2) As técnicas de cultura in vitro 3) Por meio de conservação de sementes
O Centro Internacional da Batata tem o banco genético de batata no mundo, com mais de 5.000 tipos diferentes, entre cultivadas e silvestres, e de desenvolver os melhores caminhos para uma gestão mais eficiente dos recursos, especialmente nas regiões montanha, principalmente nos Andes. Em resumo, o PIC tem amostras de todas as batatas cultivadas no mundo e pelo menos 75% das espécies selvagens.

Uso na alimentaçao 

O tubérculo cozido ou frito preparado de várias maneiras. Com o tubérculo é preparada de farinha de batata, e carapulcra tocosh.

Uso na medicina
é um anti espasmódico eficaz, anti-inflamatórios, hemostáticos, e age contra a úlcera gástrica, reumatismo, picadas de insectos, furúnculos, queimaduras e pedras nos rins.



Uso como cosméticos

As mulheres principalmente colocam sobre a pele o tubérculo (em fatias) como máscaras para combater rugas.

































 



Nenhum comentário:

Postar um comentário